Concorrente tem que sair no tapa

setembro 5, 2006 às 7:38 pm | Publicado em Ad, Brand | 3 Comentários

Bom, pelo menos parece que essa é a lógica de muitas empresas por aí. São inúmeros os casos em que grandes players de uma categoria se atacam explicitamente por meio de sua comunicação.

Resolvi falar disso quando minha namorada me pediu algum material sobre o assunto para um trabalho da facu (ela faz ECA também, mas RP). Aí foi só unir o útil ao agradável e postar sobre essas concorrências explicitas e um tanto quanto agressivas na comunicação.

Alguns embates são clássicos, mas acho que nenhum é como Pepsi x Coca-Cola. Certamente, a Pepsi bate muito mais do que apanha no quesito comunicação. No entanto, nunca conseguiu ferir de forma relevante a rival nas prateleiras, que lá reina soberana há décadas.

Bem ou mal, Pepsi imortalizou algumas propagandas que viraram clássicos, como a do Ray Charles fazendo testemonial ou essa das latinhas.

Recentemente, a Pepsi também matou a pau com esses outdoors

pepsimaqneve.jpg

pepsicocacanudo.jpg

Eu, particularmente, acho essas iniciativas muito boas. Se não agridem moralmente, xingam ou contam mentiras, acho super válido. É diferente, sai do bolo de propagandas comuns que estão por aí e passam batidas pela mente de todos.

Anúncios como esses certamente geram um grande recall por si só. Se além disso ainda são criativos e bem humorados, cativam o público e trazem-no a seu favor. O que o consumidor não gosta é de ofensa e de baixaria. Isso não vende. Agora criatividade, humor e espontaneidade mesmo que usando o concorrente tem tudo para dar certo. O que falta as vezes é um pouco de ousadia para fazer.

Ousadia que para mim sobrou para o Unibanco, que ao atacar todos os concorrentes de uma vez, achou uma saída brilhante para se aproveitar da péssima imagem da categoria a seu favor e se posicionar como um banco que “Nem parece banco”.

Ousado, controverso, até mesmo contraditório para alguns, mas genial na minha opinião.

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Fê,
    puxa, valeu pela ajuda!!! vai me ajudar mto no trabalho!!!
    mas, uma coisa: a coca só é maior que a pepsi aqui no Brasil.. lá nos USA a pepsi ganha disparado!!!!! coisas da vida!!! hehehehehheehe
    te amo!!!
    beijão
    da Rê

  2. Oi Senise!!!

    eaeeeeee!

    tudo certo?? passei aqui só pra desejar um “boa sorte” pra nós!! haha

    eu tinha visto um “senise” e achei q seria coincidência demais não ser vc! huauhauha

    agora, com tempo, vim dar uma fuçada…

    bom, é isso, colega ppmat! (que tá mais pra ppnot…)

    qd acabar a semana da pátria a gente se encontra na aula e pode até bater um papo sobre esse “aprendiz” virtual!

    abraço!

  3. O grande problema do Unibanco, dizem os clientes, é que por dentro o banco continua a mesma coisa de antes… hehehe… Deveriam ter feito AQUELA revolução interna tb para garantir um boca-a-boca!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: