Bonitinho, mas ordinário

outubro 29, 2006 às 3:53 pm | Publicado em Ad | 1 Comentário

O que você prefere, uma propaganda super criativa e divertida que não dê muito resultado ou uma propaganda feia que funciona? Esse é um questionamento quase covarde de ser feito, porque ninguém quer admitir que faça ou goste de alguma delas. Todos querem ser autores das duas ao mesmo tempo. Uma propaganda super criativa, bonita e com resultados de deixar o cliente com sorriso de orelha a orelha.

O fato é que sempre tendemos a simpatizar mais com a propaganda bonitinha mas ordinária. E foi exatamente o que aconteceu comigo essa semana. Eu vi no Brief Blog uma já antiga campanha anti-tabagista mexicana: “El Paraíso de los Fumadores”. Eu achei o filme genial, tanto pela brincadeira com a polissemia de “paraíso” quanto pela subversão da estrutura corriqueira de campanhas desse gênero. O que vocês acham?   

Como eu tinha achado muito legal, fui mostrar para o meu chefe. Ele viu, deu risada, tudo mais. Aí olhou para mim e disse: “Cara, isso aqui não é nada. Não funciona. Eu que nem fumo fiquei com vontade de acender um cigarro”. De primeira, achei que não concordava com ele. “Pô, é genial o filme”, eu argumentava comigo mesmo. Mas depois, parei para pensar um pouco e cheguei a conclusão de que ele estava certo. De fato, esse filme passa longe de cumprir seus objetivos essenciais que são fazer com que os fumantes parem e que outros novos não iniciem nesse caminho. Ele só abre espaço para que os fumantes se animem com a idéia de exisitr um mundo como aquele.

Depois dessa reflexão, fiquei mais pensativo ainda, e comecei a me questionar sobre outras propagandas bonitinhas, mas ordinárias que me fizeram cair na armadilha de achá-las geniais. Não consegui lembrar de nenhuma assim de bate-pronto, mas certamente já fui pego várias vezes. E você, lembra de alguma?

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Acho que tem como conciliar algo bonitinho com uma ação efetiva. O caso da Bravia é bem isso: um filme lindo, ganhador de Cannes, com um puta de um PR Stunt amplamente divulgado…
    Mas quem continuar acreditando só no filme bonitinho, que compre uma máquina do tempo e tente ser publicitário nos anos 70/80…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: