Videogame Wars

novembro 16, 2006 às 11:19 am | Publicado em Cool | 5 Comentários

Está cada vez mais quente no mercado a briga entre o Wii da Nintendo, o XBOX 360º da Microsoft e o Playstation 3 da Sony. Os três vem muito fortes nesse natal, cada um com o seu diferencial próprio para tentar abocanhar share.

O Play 3 talvez seja o mais esperado deles, muito pela revolução que foi o Play 2. Os principais diferenciais da versão 3 são o seu potente processador Cell, que lhe permite velocidade e uma alta definição de imagem e som; o espaço interno que chega a 60 GB na versão mais completa; e um leitor que roda blue-ray, provável substituto do DVD. É destruidor. Tipo uma Ferrari dos videogames.

Só pra ter uma noção da expectativa que se criou em torno dele, no Japão tinha nego se estapiando nas portas das lojas para poder garantir o seu antes que acabasse tudo. Foi absurdo! E isso mesmo sabendo que de início ele tem problemas de compatibilidade com jogos das outras versões e o preço mais salgado da categoria: U$600,00.

fila-play-3_01.jpg

Em termos de comunicação o PS3 não vem tão forte quanto se esperava. O site até que é bacana, mas os filmes são bem fraquinhos na minha opinião.

O outro lançamento dese final de ano é o Nintendo Wii. Mas já de cara é bom falar que se a questão é “potência”, ele não manda tão bem quanto o Play 3. O processador não é tão bom, a definição da imagem é semelhante ao Game Cube e o som é meia boca. Ah, em termos de acesso a internet ele também perde de longe para o XBOX 360º. Porra, mas é uma merda esse videogame então, você deve estar pensando.

A questão, é que a Nintendo vem com uma pegada diferente para o Wii. O diferencial não é técninco. A idéia deles é revolucionar o modo como as pessoas jogam videogame. Com controles que reproduzem o movimento das nossas mãos na tela, o Wii pretende quebrar o paradigma de jogador de videogame sedentário. Imagine você jogando tênis no Wii com esse controle. Dá pra ficar sentado? Além de ser uma novidade que tem tudo pra sacudir o mercado, a Nintendo ainda conseue abocanhar alguns públicos que jamais se interesariam por videogames com controles cheios de triângulos, bolas, quadrados, Rs e Ls. É muito fácil brincar. Se imagine lá dentro, faça os movimentos e pronto.

Em termos de comunicação, o Wii não apresentou muita coisa, mas uma em especial mostra que eles já sacaram o potencial viral que as coisas tem hoje em dia, além do potencial dos consumidores em contribuirem com conteúdo para as marcas que elas gostam. Nessa perespectiva, surge o Wii Experience, um site que tem o propósito de fazer com que você se filme jogando Wii e publique lá. Assim, todo mundo pode ver as bizarrices que rolam quando alguem se empolga muito brincando com o Wii.

Rolou também um 30″, mas eu achei tão fraquinho quanto o do Play 3.

Por fim, o temos o XBOX 360º, que apesar de ter sido lançado no final do ano passado, entra na briga com os lançamentos desse ano. Em termos gerais, o XBOX 360º é o mais equilibrado dos três. Não é tão potente quanto o Play 3, mas não deixa a desejar em nenhum quesito; não é tão legal quanto o Wii, mas dá uma surra em qualquer um em termos de acesso a internet e compatibilidade com outros aparelhos, como um PC. Nessa nova versão, dá praticamente para usar seu home theater como um anexo do seu PC, podendo rodar vídeos, tocar música, passar fotos etc. E o lance de internet, nem precisa lembrar que o XBOX é show. É com toda certeza a maior rede de games virtuais do mundo todo.

Além desse equilíbrio todo de features, o XBOX 360º é com certeza meu favorito em termos de comunicação. Tá certo que ele teve mais tempo pra mostrar coisas bacanas do que os outros, mas tenho que falar do que eu vi, certo? E o que eu tenho notado é que a idéia dos caras é sempre a de dar vida a brincadeiras que todos nós já fizemos um dia, só que em enormes proporções. Sempre que vejo um filme dos caras eu ´fico pensando que tesão que seria poder estar lá. E vocês, não bate uma nostalgia?

Um desses filmes eu já postei anteriormente quando falei de advertainment. Confira o outro.

Agora animal mesmo foi o que o filme que eles fizeram com cordas para celebrar o seu conceito Jump In. Os caras tiveram a manha de fazer um Flash Mob de um minuto com pessoas fazendo loucuras com cordas e saindo como se nada tivesse acontencido. Total conceito de Happening mesmo. Genial!

Bom, minha conclusão sobre toda essa história de videogame é que no natal eu quero que apareça na lareira da minha sala um videogame potente que nem o Play 3, com a jogabilidade do Wii e a comunicação do X BOX. Será que o Bom Velhinho encara essa?

Quem me deu a dica do tema desse post foi o meu parceiro Bazán, planner da Capital Pessoal. Valeu, Bazán!

Anúncios

5 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Disponha! Curti muito seu post, mas sou fã do Wii!!! tô louco pra brincar com um!!! hehehe

  2. O Wii não deixa taaaanto a desejar em comunicação, não.
    Tem uma porrada de vídeos no YouTube que apimentam a disputa dos consoles… O meu preferido: http://www.youtube.com/watch?v=Z1hwb5yGZZQ
    que parodia o famoso vídeo “hi, i´m a mac”

  3. nossa, o anuncio do play 3 com o boneco vai me dar pesadelos hoje a noite… trash, freak e sem graça.. não gostei…

    enfim… entre esses todos, acabo ficando com o play 3… mas com saudades do meu super nintendo!!!! hehehehe

    beijos

  4. Hummm… complicado.
    O Play 3 tem as melhores franquias de jogos, melhor jogabilidade (será?), melhores gráficos e favorecido pelos sucessos do Play 1 e 2.
    O XBox 360 é facilmente integrado a rede mundial, tem títulos exclusivos de sucesso (mas são poucos), e todo o background tecnológico da Microsoft.
    O Wii tem o fator ‘revolução’. Todo o conceito de videogame foi revisto para concebê-lo, que já foi chamado de Nintendo Revolutions na sua fase embrionária. Lembrando que a Nintendo também inovou nos lançamentos dos novos modelos do GameBoy (Micro e Advance) e no ótimo Nintendo DS, que possui 32 bits + tela dupla + tela sensível ao toque.

    Fico com o Wii. Em briga de gigantes (Sony x Microsoft x Nintendo), mais vale ter ousadia no produto do que na comunicação.

    Abraço, Paizão! Voltarei mais!!!

  5. Que Deus, diga amém.
    Um mix dos 3 seria perfeito.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: