Rock Dot Rock

novembro 24, 2006 às 12:35 am | Publicado em Cool, Web | 4 Comentários

Recentemente saiu um estudo pela TNS que aponta as motivações das pessoas pela publicidade. Em linhas gerais, foi perguntado aos entrevistados o que eles esperam dela. 70,5% respoderam na lata: queremos diversão. Diante desse expressivo resultado, foi perguntado também se elas acham a publicidade chata. Não deu outra, 53,3% dos entrevistados responderam afirmativamente.

Fica até cliche falar, mas isso é mais uma prova de como a comunicação mudando drasticamente.

Quem parece que entendeu direitinho o recado foi a Symantec, que está fazendo uma ação muito bacana para divulgar seu novo software, o Norton Confidential. Ela é bastante inovadora e bem adequada a esse cenário. A idéia foi montar uma banda de rock patrocinada pela marca. Seus temas são uma combinação de rock e Symantec, ou seja, ela fala sobre sexo, drogas e antivirus.

Segundo a própria Rock Dot Rock em seu site, essa é a primeira adverband do mundo (lembra dos “advers“?).

rockdotrock01.jpg

Pela foto dá pra notar pelo menos duas coisas: eles são realmente patrocinados pela Symantec (se não bastasse o logão deles no cartaz, o uniforme dos caras é todo preto e amarelo). A outra coisa é que a Symantec quer tirar os caras só da internet para colocá-los também nos palcos.

Só que olhando com atenção, há uma terceira coisa que dá pra notar: sim, isso mesmo, eles são meio toscos. No entanto, como eu achei meio leviano julgá-los apenas por uma foto, resolvi pesquisar mais para formar uma opinião.

Essa foto (do site oficial) ajudou bastante no meu veredicto.

rockdotrock02.jpg

Bom, mas para ter certeza, certeza mesmo, fui atrás de mais coisas e acabei achando o clipe de Is it Really You?, o “hit” dos caras. Ele ajudou bastante e acabou sendo a prova definitiva da tosquice de Rock Dot Rock da Symantec.

Quero crer que isso foi completamente intencional e que a Symantec está com uma pegada Long Tail para ganhar a galera justamente por causa da tosqueira. Seria muito chato pensar que uma idéia tão legal e tão adequada com as novas tendências da comunicação moderna como essa fosse mal aproveitada por motimos execucionais.

Mas mesmo considerando a hipótese de que os caras erraram a mão na execução, acho que a iniciativa é ótima. Hoje em dia o modelo 30″ está colando cada vez menos. As pessoas não querem mais ser interrompidas pela publicidade quando estão fazendo algo que curtem. Pelo contrário, o relacionamento entre as pessoas e as marcas está mudando tanto, que hoje o consumidor exige que sua marca lhe proporcione diversão, entretenimento, que pelo menos parte disso seja de graça e que tenha conteúdo opensource para ele contribuir.

Essas ações estão ficando cada vez mais recorrentes lá fora, mas aqui no Brasil se vê muito pouco. É melhor as marcas e as agências daqui começarem a se coçar, porque isso pode nos parecer uma realidade muito distante, mas eu acho que ela está mais próxima do que se imagina.

Graças a dica do Vitor.

Anúncios

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Po, Fe, é óbvio que a tosqueira é de propósito…

  2. Ia falar a mesma coisa: se não fosse tosco, não iria pegar… O visual hard rock dos anos 80 (talvez mais para início dos anos 90) é um ícone do que se considera trash hoje em dia hahaha

  3. quer “Advertainment”, então tome:

    http://www.bannerblog.com.au/2006/05/mini_slot_car.php

    CP+B… eles sabem o que é isso e faz tempo!!!

  4. […] AdwebFreak – 24 de Novembro, dica de seu leitor Vitor […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: