Nike x Apple = inovação²

janeiro 11, 2007 às 12:00 pm | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

kit_blog021.JPG

O que podemos esperar da fusão de inteligências de duas das mais criativas empresas do mundo? A resposta é algo bem bobo e até certo ponto previsível, mas que nas mãos dessas duas gigantes ganha um status completamente diferenciado. Para quem ainda não se ligou, estou falando do Nike +, um dispositivo que conecta o seu tênis Nike ao seu iPod, transformando sua corrida numa experiência completamente nova.

O funcionamento integrado do tênis ao iPod é relativamente simples. Primeiro você programa a relação entre distância, tempo, velocidade média e calorias perdidas. A próxima etapa é selecionar uma playlist, que contenha uma “power song”, isto é, uma música que dá um gás quando a performance está ficando abaixo do desejado e começa a tocar assim que você aperta o botão central do iPod. Além disso, esse sistema está programado para passar feedbacks de desempenho, e parciais de tempo e distância que faltam para completar o percurso programado.

telaipod.jpg

Até aí, nada demais. Fico pensando que qualquer empresa poderia ter feito isso e até de uma forma mais universal para que pudesse ser usado não apenas no iPod Nano. Só que provavelmente, isso seria encarado como mais uma traquitana moderna do mundo fitness, que está sempre inventando moda para enganar uns trouxas que ainda acreditam nessas coisas.

Certamente a Nike tinha essa consciência. Ela sabia que a tecnologia do aparelho por si só não se sustentaria para ser algo que modificasse a relação que as pessoas têm com a corrida. Com um mp3 player vagabundo e um relógio legal você consegue fazer isso praticamente com o mesmo resultado prático.

Nem é preciso falar que a primeira grande sacada da Nike para fazer do Plus algo maior do que uma traquitana foi se unir com a Apple e colocar o iPod na jogada. Só nessa, a tecnologia já valoriza muito. Todos os significados que o iPod carrega consigo são transferidos para o universo do esporte e potencializam ainda mais a força da Nike como marca e do Plus como produto.

Só que isso ainda não era suficiente para tornar o Plus tudo o que a Nike queria que ele fosse. Disso veio a outra grande (e essa enorme) sacada, que foi o pensamento de como tornar esse aparelhinho aparentemente bobo num elemento de entretenimento, integração social e interatividade. E foi exatamente isso que eles fizeram.

No site do Nike +, além de ver uma série muito legal de demos do produto, há a possibilidade de você descarregar as informações do iPod para que o sistema possa gerar gráficos do seu desempenho. A princípio, isso pode parecer mais uma engenhoca, mas se vocês verem esse e esse post certamente entenderão o potencial disso no sentido de integração e relacionamento social. As pessoas começam a tirar sarro umas das outras exibindo seus desempenhos na web.

E para explorar mais ainda esse potencial interativo que o produto esbanja, a comunicação se voltou toda para isso. Novamente eles usaram o site como ferramenta de convergência, já que abre espaço para que as pessoas deixem públicas suas metas e combinem apostas. Além disso, é possível tornar pública todas as performances das corridas que você descarregar no site, para que o seus “adversários” acompanhem seu desempenho em tempo real e vice-versa.

site-plus.JPG

Nos meios de massa, foram feitos vídeos de atletas Nike desafiando-se entre si. A brincadeira girava em torno de uma aposta: quem corresse menos milhas durante um determinado período teria que pagar um mico em uma partida do outro. Vejam esse da tenista Maria Sharapova desafiando o astro da NBA Lebron James.

Além disso, foram feitos para a internet viraizinhos de pessoas comuns pagando os micos por não terem cumprido sua meta de milhas estipulada.

No final das contas, o Nike + está sendo um grande sucesso, principalmente porque é alinhadíssimo com o consagrado posicionamento da marca. De uma forma muito especial (e com a ajuda fundamental da Apple), a Nike está estimulando as pessoas a fazerem esporte, seja pelo entretenimento, pela integração, pelo prazer ou pelo que for. Just do it.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: