Oportunidade ou oportunismo?

março 16, 2007 às 3:19 am | Publicado em Sem categoria | 1 Comentário

Acho que já devo ter comentado isso em algum post aqui no AdWeb, mas uma dos assuntos que mais gosto na criação publicitária é anúncio de oportunidade. É muito legal poder adequar a mensagem a temas temporais, que estão em pauta e quente na vida das pessoas. Para mim, saber aproveitar essa situação é um claro indício de uma inteligência proveniente de forte conecção com o mundo real, com a vida social, com o dia-a-dia.

No último post mesmo havia um deles.

desvie.jpg

Agora, há uma larga diferença entre aproveitar uma oportunidade e ser oportunista. Tá cheio de parasitas se apropriando de fatos e casos sérios ou delicados simplesmente para tirar vantagem do momento e da sensibilidade que as pessoas criam em relação a determinadas situações.

O último caso escancarado que eu vi foi relacionado à famosa onda verde que assola o mundo. Mais especificamente, foi relacionado ao manifesto realizado por alguns artistas da minisérie Amazônia da Rede Globo. É o chamado “Amazônia para sempre”, protesto que se estendeu inclusive para a web na forma de comunidades no Orkut e em um site que as pessoas assinam para marcar sua indignação contra a devastação da nossa floresta.

Mesmo sendo uma manifestação dentro do hype do momento que é o verde, sem dúvida é super válida qualquer tentativa de preservar a natureza, ainda mais partindo de personalidades com peso e influência sobre grande parte da massa como essas têm.

Mas quem parece que gostou mesmo da idéia foi o pessoal do PPS, que não teve o menor pudor em se apropriar dessa causa e desse manifesto para vender sua ideologia (?). E o pior, na figura de um ator (decadente, é bem verdade): o conhecido Stepan Necercian, que, no meio do break da novela das 20:00h, entra em cena com um discurso com altas doses de oportunismo e demagogia.

É triste dizer, mas a política consegue nos envergonhar até na propaganda. Como pode um partido ter a cara de pau de se apropriar de um manifesto honesto por parte de alguns artistas e proclamar textualmente “Junte-se a nós nessa luta nacional”. Nós quem cara pálida? Desde quando esse partido (ou qualquer outro que não seja o PV) levantou a bandeira dessa causa? Quanto de apoio será que essa turma deu para o verde antes de estourar essa onda e, mais especificamente esse manifesto?

É… nessas horas que eu vejo que com certeza não é a toa que minha descrença no Brasil cresce tanto a cada dia.

Dica do meu irmãozinho diretamente do HC. Melhoras, garoto!!

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. concordo com você!

    só retifico que o tal ator tb é vereador filiado ao pps… (os partidos estão proibido de usar celebridades não filiadas a seus partidos)

    Acho que isso é sim oportunismo e uma vergonha, mas ainda tento nutrir a minha esperança pelo brasil!

    Agora pra mim o fato mais importante no seu post foi a notícia do seu irmão! o que aconteceu??? ele tá bem, né???


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: