top planejamento :: dia#1

março 21, 2007 às 11:54 am | Publicado em Sem categoria | 1 Comentário

Hoje aconteceu na ESPM o 1º dia do Top Planejamento 2007, que traz clientes agências, professores e outros profissionais para falar exclusivamente sobre planejamento estratégico. O evento não trouxe nenhuma grande discussão e nem mesmo um conceito abordado de forma nova e inspiradora. Certamente foi bem inferior à Sociedade das Idéias (Conferência do GP) que rolou no final do ano passado. Mesmo assim, acredito que podemos tirar algumas importantes lições ou no mínimo refletir sobre alguns temas que forma levantados.

top-planejamento.jpg

A primeira palestra foi dada por Samuel Russel, diretor de marketing da GM. Ele introduziu a apresentação com alguns conceitos básicos de briefing e logo partiu para seu real objeto nessa tarde: o case de Prisma. Como isso já não era muita novidade para ninguém, acho que a coisa mais bacana foi poder ver mais a fundo como surgiu a idéia estratégica e a dimensão de alguns resultados da campanha, bem expressivos, por sinal. Destaque para o share, que, segundo ele, coloca o Prisma na liderança do segmento com mais de 5% de distÂncia do segundo colocado. A única coisa que me pareceu meio chata é notar que a percepção deles restringe-se a uma forte presença em meios online já convencionais como banners, msn, orkut e um “viral”. Não acho que isso tenha sido muito inovador, mas acho que já dei minha opinião sobre isso.

O segundo nome do dia foi Marcelo Magalhães da Giovani, que fez uma interessante apresentação sobre brand experience, comparando todos os aspectos do conceito ao guitarrista Jimi Hendrix e seus feitos nos anos 60. Seu ponto de partida foi o questionamento ao simplismo e à banalização do termo experiência de marca, que, segundo ele, está confinado sob a “ditadura das raves e blitzes”. A idéia é que o conceito seja amplificado de um simples sampling para aspectos como serviços, inovação de produto, usabilidade e o prórpio ponto de venda. Mais que isso, Marcelo propôs que brand experience deveria ser marcada pela defesa de um ponto de vista e de uma causa (“militância”, segundo sua própria expressão) e pela co-criação com os consumidores, que hoje participam com cada vez mais intensidade da vida das marcas.

hendrix.jpg

Fechando o primeiro dia do evento, tivemos Beth Furtado da QG, que abordou o aspecto sociológico da “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman. O grosso dessa idéia são os paradoxos contemporânceos da personalidade humana ou, mais simplificafamente, o nomadismo. Segundo Beth, não podemos mais identificar as pessoas por perfil, já que eles são extremamente transitórios. Somos saudáveis e indulgentes, serenos e pilhados, clássicos e modernos em questão de dias ou até mesmo de horas. Para ilustrar, ela usou uma série de exemplos de como as marcas estão se adequando a essa realidade. Entre outros, foi citado o o interessante caso do Be a Fashionista, que aluga bolsas, jóias e acessórios de luxo. Só que infelizmente acabou por aí, porque a luz nos deixou no meio da palestra, que foi abortada.

bolsa.jpg

Como eu estava dizendo no começo, o evento não empolgou muito no seu primeiro dia. Então, a gente fica na expectativa de um conteúdo mais bacana amanhã, com destque para a palestra “Tempo: a nova moeda”, que será dada por Ken Fujioka, diretor de planejamento da JWT, planejador do ano de 2006 pela ABOUT, e novo presidente do Grupo de Planejamento.

Amanhã eu conto pra vocês como foi. :D

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1 Comentário »

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  1. Cara:
    apesar de o conteúdo não ter empolgado muito no primeiro dia, acho que tivemos lições (lições essas que já foram ditas mas que ganham reforço e respaldo).

    Quanto a palestra sobre brand experience, demoramos muito para aprender com cases como MINI e “MOTORmade” e roofstudio…

    achei interessanto o lance de perfil transitório, mas acho que isso também pode ser mapeado de certa forma, não? pena que não terminou pois parecia que ia ser bacana o case dela…

    espero mais notícias! abraços!


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