Ikea BokLok

abril 4, 2007 às 1:35 pm | Publicado em Brand | 4 Comentários

A Ikea é uma das marcas pelas quais eu tenho uma grande simpatia. Além de um conceito de loja super bacana, sua comunicação é impecável, sempre fazendo filmes muito divertidos e ações diferenciadas bem acima da média. Mas uma coisa em especial que eu não sabia e me chamou muita atenção é o projeto BokLok. Trata-se nada mais, nada menos de vender casas blocadas, pré-fabricadas e prontas para morar, “powered by Ikea”.

As casas BokLok (que se pronuncia “Book Look” e quer dizer algo como “moradia inteligente”) são todas feitas com materias naturais livres de desmatamento, com gestão inteligente de energia e um custo bem abaixo da média do mercado imobiliário europeu. Ela é facilmente “instalada” e com poucos ajustes de encanamento já está pronta para morar. Acho que para ser um produto típico de gôndola só falta a embalagem mesmo. :D

boklok02.jpg

Depois de um grande sucesso na Escandinávia, sua recente chegada ao Reiuno Unido foi vista com maus olhos por alguns arquitetos e intelectuais que alegam que o BokLok atua praticamente como um símbolo do depradação da condição de moradia huamana, condenada a viver em blocos sem a menor diferenciação e individualidade. Até contra esse tipo de argumento a Ikea se preparou, proporcionando alguns tipos de customização interna para os donos de BokLok não se depararem com as suas próprias casas quando forem visitar seus vizinhos.

Saindo um pouco do campo filosófico, a Ikea mandou muito nessa idéia. É brilhante uma marca de varejo mobiliário transcender os limites de seus produtos desse jeito e atingir um nível de pensamento mais ou menos assim: “Se vendemos coisas para colocar nas casas, por que não vendermos as casas prontas?”.

E com isso, a Ikea conseguiu fazer com que uma das poucas coisas no mundo que não eram branded passassem a ser. Ela acaba ganhando um valor ainda maior para a marca se fazendo presente em muitos dos momentos mais preciosos na vida das pessoas. Dá para imaginar algo material que possa fazer tanta diferença nas nossas vidas como própria casa em que vivemos? E isso se reforça mais ainda se pensarmos no público a que o BokLok se destina. Bem sabemos que as classes menores dão uma importância n vezes maior para o lar do que as outras. É uma conquista tão suada que é tratada com um carinho todo especial.

Essa é uma idéia muito dentro dos conceitos modernos de marca, mas… alguém aí acreditaria se eu contasse que o primeiro BokLok foi contruído na Suécia em 1997? É, gente, isso é Ikea!

Fiquei sabendo no Update or Die, mas os detalhes mesmo estão no The Guardian.

Anúncios

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Ae Fe!!! Bom ver vc empolgado com uma nova casa!!!! hihihihi
    vai pensando, vai pensando!!! hahahaha
    beijos

  2. Eu ia comentar a ação mas… muito mais engraçado comentar essa prensa aqui nos comentários ahahahaha

  3. achei seu blog procurando “boklok” no google, pra ver o que as pessoas estavam falando sobre essa ideia que a primeira vista me pareceu mto absurda. eu achei essa noticia pelo apartmenttherapy, e lendo os comentarios lá eu percebi uma coisa que vc nao mencionou (nao sei se pensou nisso, vai saber)… o potencial que essas casas tem com desastres naturais, refugiados etc. sendo o apartmenttherapy um site americano, LOGICO que a primeira coisa que mencionaram foi new orleans e o katrina, mas acho que deu pra ter uma ideia. depois pensando mais e olhando outros sites, a ideia do boklok se tornou absolutamente genial, mesmo em situações “normais”. anyway, esse comentario ta ficando longo demais, vou dar uma olhada no seu blog, se vc nao se incomoda :)

  4. Acho esta ideia simplesmente fenomenal! Além de ser uma excelente campanha de marketing é igualmente o reflexo do nosso futuro, que passará por depender imenso destas novas formas inteligentes (gestão de recursos) e ecológicas, o que as torna perfeitamente aliciantes para o consumidor normal com ‘dificuldades económicas’ (coisa que quase ninguém tem o luxo de estar ileso).

    Parabéns pelo seu blog e continue o bom trabalho! ^^


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: