Tartarugas e topeiras

abril 5, 2007 às 8:46 pm | Publicado em Sem categoria | 8 Comentários

Todo mundo já deve saber que estava rolando uma ação de guerrilha para o lançamento do novo filme das Tartarugas Ninja. A idéia toda girava em torno de um blog misterioso que fazia uma contagem regressiva para um evento que ocorreria na Paulista no dia 04/04 às 20:00h. E o evento seria tão animal que até pessoas do Japão e da China estavam dando um jeito de conseguir chegar a tempo. Aí os caras fizeram de tudo: mandaram pizza para blogueiros, colocaram estrelinhas de ninja (ou shurikens) nos carros das pessoas, prenderam gente nos postes da Paulista e tudo mais. Uma maravilha! Com tudo isso, aposto que todo mundo estava esperando o evento mais ferrado do mundo. Imagino até as pessoas pensando no que será que aconteceria no dia 04/04 na Paulista. Todo mundo deve ter ficado curiosíssimo… talvez tenha gente que ficou noites sem dormir de tanta curiosidade.

Bem, isso foi pelo menos o que o pessoal do filme pensou. Mas… não foi bem assim que aconteceu não. A convite de uns amigos meus e aproveitando que trabalho muito perto do lugar da ação, fui até lá ver no que tudo isso ia dar. Lá, encontrei umas… 10 pessoas (contando conosco, que éramos em 3) que se mobilizaram para curtir o grande e misterioso evento. Bom, melhor do que eu contar como foi é vocês mesmo verem. Confiram aí tudo o que eu pude registrar nesse que pode ser considerado o primeiro videocast do AdWeb (mil perdões pela péssima qualidade de som e imagem).

É, tristemente esse foi o grande e misterioso evento. Uma projeçãozinha merreca na Paulista que contou com a ilustre presença de duas Tartarugas e umas 5, 7 pessoas. E o melhor de tudo é que os caras distribuíram 500 ingressos no final do evento. Isso quer dizer que eles deram ingressos para muito mais pessoas que foram verdadeiramente impactadas pela ação. Quão nonsense pode ser isso?

Desde que começou a se falar dessa ação, eu sempre achei ela muito ruim. Aliás, não é só a ação que é ruim: a idéia é ruim! Primeiro porque ela é altamente pretensiosa. Achou que criando um misteriozinho em cima de um evento e fazendo umas guerrilhas iria deixar todo mundo com uma puta pulga atrás da orelha. O que, ao meu ver, eles não entederam é que isso tudo não faz a menor diferença na vida das pessoas. Ninguém estava nem aí para quem estava chegando e isso só se comprovou no evento, que, diga-se de passagem, foi um desastre. Ele mobilizou pouqíssimas pessoas e ainda conseguiu frustrá-las. Óbvio, né? A expectativa que os caras criaram foi tão grande que todo mundo elas estavam esperando um puta dum evento, coisa que não aconteceu nem de longe.

Enfim… acho que isso só serviu para reforçar bastante a minha opinião sobre ações guerrilheiras que se propõe a esse tipo de coisa como um misteriozinho, um blogzinho e umas gracinhas, acreditando que todo mundo vai achar um tesão. Mas um dia o povo cai na real e percebe que isso não dá certo. Toda moda um dia passa (graças a Deus).

Anúncios

8 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Realmente. Se a campanha inteira era para criar um mistério, um enigma, e no final das contas só SETE pessoas foram desvendar o tal do grande mistério, isso quer dizer que a efetividade dessa ação é discutível. Todo mundo que viu a estrela, ou o motoboy com a pizza, ou os presidiários até hoje não sabem quem está chegando… só aqueles 7, ou o pessoal que lê blog de propaganda.

    Eu passei ali na Paulista de carro e não enxerguei nada. Também não ouvi nada, porque não tinha som. Passou batido… e ninguém estava prestando muita atenção. Quem se importa com isso?

    Saí da Paulista e fui direto para o “prédio da IBM”, aonde ali sim, rolou uma “projeção” em um prédio que mereceu meu tempo e toda a minha atenção.

    Não precisou de buzz, de estrelinhas em carros, e nem mistério. O prédio da IBM estava tomado de pessoas. Jovens, crianças e idosos foram até lá ver algo que é realmente interessante, engajador, novo, diferente.

    Cerca de 5 mil pessoas estavam lá, olhando a incrível performance do Banda Loop, que dança balé na vertical, pendurados por cordas em um prédio gigante.

    Todo mundo olhando para cima, deslumbrado. A música clássica ao fundo fazia escorrer lágrimas dos olhos mais sensíveis. E o logo da IBM no topo do prédio dava os créditos aos viabilizadores desta maravilhosa noite. Não deixem de conhecer a Banda Loop em http://www.projectbandaloop.org/

    Obrigado IBM, vocês detonaram! Não há propaganda, buzz, marketing direto ou ativação que crie tanta admiração quanto a realização de um evento como esse.

  2. “Todo mundo já deve saber que estava rolando uma ação de guerrilha para o lançamento do novo filme das Tartarugas Ninja”

    Senise, se todo MUNDO está sabendo, logo a ação é um sucesso!

  3. Hahahahahaha… confesa vai?! Você foi e ficou com vergonha porque foi um dos únicos a ir nesse mico. Aí resolveu falar mal da ação dos caras ; )
    Agora, falando sério. Será que o sucesso de uma ação dessas se mede pelo número de pessoas presentes fisicamente a um evento desses ou pela repercussão que toda a ação teve desde seu teaser?
    Pessoalmente achei a ação bem sem-graça e nada interessante para os mortais que não possuem um blog.

  4. Concordo que entre o meio publicitário não há como negar: a ação foi um sucesso.

  5. o que não quer dizer absolutamente no mundo real… porque esse mundo guerrilheiro 2.0 que nós vivemos está longe, mas muuuuito longe da vida real!

  6. […] a outra, tirada do blog AdWebFreak, do Felipe Senise… Tente identificar alguém no vídeo… parece um daqueles depoimentos […]

  7. Legal que você foi e pena que não gostou. Opinião é opinião, mas perceba que a ação foi um sucesso. Não são apenas as presenças no local que contam. Paralelamente via assessoria de imprensa, teve excelente repercurssão na mídia (vários blogs de internet, como vc mesma falou TODO MUNDO tava sabendo (sinal que deu certo!), teve destaque nos meios publicitários mais importantes, destaque no Jornal Estado de SP, Destaque em matéria nada mais nada menos que no JORNAL NACIONAL, e por aí vai… E além disso, a projeção foi feita por 2 horas seguidas tendo apenas 4 min de duração, entao claro que nenhuma pessoa ficou lá o tempo inteiro. Passou muita gente. Eles viam ate o final e tchau. É uma idéia inovadora, criativa, tecnológica e a projeção bacanérrima em efeito. Realmente faltou som, concordo, mas poderia ter problema com poluição sonora no local. Veja aqui alguns resultados: http://fsuplicy.blogspot.com/2007/04/ginga-no-estado-de-sp.html

  8. eu não sabia….
    hehehehe
    sério!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: