A melhor forma de prever o futuro é criá-lo

setembro 6, 2006 às 4:21 pm | Publicado em Ad | 4 Comentários

É assim que pensa Peter Drucker, ícone maior da administração moderna. Apesar de Drucker não ser exatamente da publicidade, acho que essa frase se encaixa perfeitamente no trabalho dos planners de comunicação em agências (meu sonho de consumo por tudo isso que vou dizer). Encaixa melhor ainda quando pegamos o final da frase que fala em criar. O trabalho de um bom planejador deve ser extremamente criativo. Não há como inspirar grandes criações sem ter um alto grau de abstração e criatividade na análise de pesquisas, dados de mercado, atitudes e comportamentos do consumidor. A dinâmica do planner não deve ser dedutiva, deixando-se levar puramente pelo que as informações lhe dizem, mas sim profundamente analítica e intuitiva, buscando sempre desvendar o enigma que há por trás dos dados que conduzem a um caminho irritantemente óbvio. Vou usar uma frase que eu ouvi em um workshop do José Eustachio da Talent, que acho que resume tudo isso que estou tentando dizer: “Para todos os problemas existe sempre uma solução, clara, simples e errada“. Normalmente quando fala-se de planejamento hoje em dia (pelo menos o que eu tenho lido e ouvido), a tendência é desenvolver esse lado mais subjetivo. Assim, praticamente toda discussão gira em torno da “glamurização” de análises, insights, conceitos e afins, ou seja, a parte mais “genial” do planner. No entanto, há uma parte fundamental desse trabalho que na minha opinião não pode ser deixado nem um pouco de lado que é o foco em resultado. O planejador deve ser o cara que está o tempo todo ligado nos objetivos e metas estratégicas do cliente, devendo criar os seus próprios também. O que vou traçar como meus objetivos e metas para satisfazer os do cliente? Como Vou mensurar isso para ele? Essas devem ser suas premissas máximas antes de pensar em começar qualquer exercício análitico e/ou subjetivo buscando uma sacada genial. O cliente quer um planner que resolva seu problema, não que tenha uma idéia genial que só cause orgulho a ele e a sua agência, ou seja, seu foco deve ser o negócio do cliente e não o seu próprio. A idéia para mim é a harmonia entre resultado e criatividade. Não gosto de um trabalho pouco criativo que dê resultado, muito menos uma idéia genial que destoe dos objetivos estratégicos do cliente e, consequentemente, que não gere resultado esperado. Como exemplos, cito duas campanhas que são Big Ideas, extremamente criativas e que dão resultado muito satisfatório. A primeira delas (e mais antiguninha) é a Campnha pela Real Beleza de Dove. O Conceito é maravilhoso, cativa o target e mais do que uma mensagem é uma voz na mídia lutando por uma mudança de comportamento e padrões de beleza. È um manifesto pela valorização da beleza da mulher “real” O resultado nas prateleiras é inquestionável.

A outra é Adidas com Impossible is Nothing. O conceito é maravilhoso porque traz uma grande interação entre sonho e realidade e mexe muito com o imaginário do público, fazendo-o ampliar sua noção de limite. Com lindas construções como essa abaixo, fica fácil associar Adidas com sonhos impossíveis e acreditar que com ela, eles podem realmente se tornar possíveis.

Muito legal também é a unidade conceitual que eles conseguem dar nos mais diversos meios, como essa famosa intervenção urbana.

adidas.jpeg

Acho que esses exemplos só podem confirmar como um bom trabalho de planejamento deve ser a união entre o subjetivo e o objetivo, podendo inspirar violentamente a criação com toda a parte conceitual e ainda ir direto no foco problema do cliente, atingindo seus principais objetivos de mercado com isso.

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. como eu queria ter essa alma de pp que você tem!!! acho fantástico esse tema… queria poder trabalhar com isso, hahahaha!!!
    beijos

  2. para baixa o jogo clique no udebat duvidas pege meu email kikozaw@hotmail.com

  3. muito loko…..

  4. Hi, Neat post. There is an issue along with your web site in internet explorer, could test this?IE still is the marketplace leader and a good component to folks will miss your wonderful writing because of this problem.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: