Axe: um dos melhores anunciantes do mundo

setembro 26, 2006 às 9:01 pm | Publicado em Sem categoria | 8 Comentários

Sem exagero! É exatamente dessa maneira que considero Axe.
Bom, a essa altura, quem conhece essa marca só no Brasil deve estar pensando que eu estou louco, que não entendo bulhufas de publicidade e que esse blog é uma farsa. Calma gente! As vezes eu também acho o mesmo que vocês, mas deixa eu tentar me justificar e salvar esse post (e minha pele).
Vou começar mostrando uma campanha que eles fizeram no Uruguai no ano passado para um desodorante da linha, chamado Axe Click. Dentro do seu já conhecido e explícito posicionamento “machista”, esse conceito foi todo construído para que os jovens pudessem competir entre eles para ver quem conseguia clicar mais.

Explico. Cada vez que uma menina dava em cima de um cara, ele clicava num aparelhinho criado por Axe.

axe-click-midia-impressa1.jpg

Obviamente, quanto maior fosse nível da cantada, o cara tinha direito a mais clicadas. Mais obviamente ainda, ganhava quem tinha mais cliques ao final de um dia, uma semana, um mês, whatever.

Acho que nesse filme protagonizado pelo (Argh!) Ben Affleck dá para entender melhor o que estou tentando explicar.

Além da mega interação que Axe criou entre ela e os consumidores, ainda havia uma competição por um prêmio maior. No concurso “Reyes del Click”, as mulheres escolhiam virtualmente os 20 caras com mais potencial para serem clicados. Como prêmio, iriam para a ClikZone (a maior balada do verão uruguaio), no Axe Bus acompanhado de altas gatas, além do tratamento vip com elas a noite toda (foto).

axe-click-reis-do-clique.jpg

Como poderiam falar que a campanha é do ano passado e é uma referência latina, vou mudar completamente o exemplo, mostrando a mais recente maluquice, digo, campanha de Axe (Lynx) no Reino Unido.
Ela é toda baseada no TowelBoy, rapaz de 24 anos que aparece do nada seminu (só de toalha) em lugares públicos para… bom, para causar. Ele tem um blog, um perfil no My Space e o caramba. Tudo para dar mais realismo à campanha. Nesse blog, ele mostra algumas de suas insanidades pelas cidades de UK.

Na verdade, além de causar, ele sustenta a idéia dessa campanha, que é (no embalo do sueco ManWash) fazer mini-eventos em que as maiores gatas dão banhos públicos em caras só de toalha. Está sendo um sucesso incrível lá com a inglesada.   

towel-02.JPG

towel-00.JPG

O game que tem no blog também é imperdível.

Mas isso tudo que estou mostrando para mim resume Axe numa palavra: ousadia. Axe não tem medo de levar à tona uma idéia aparentemente maluca. Eles vão fundo e fazem acontecer os maiores absurdos possíveis. Estão deixando de lado só a comunicação mainstream e entrando cada vez mais no advertainment, gerando forte interação e aumento da percepção de valor nos consumidores. Tudo isso ainda aliado a uma forte unidade e coesão com o posicionamento sensual, jovem e muitas vezes machista. Note que ele é explicitamente machista, o que dá personalidade para a marca, em vez de um possível tom preconceituoso.

É por tudo isso que considero Axe um dos melhores anunciantes do mundo… e pelo mundo.

Post em homenagem à LOWE. Se Axe é essa ótima referência em comunicação, é certamente também por causa dela, que na mesma proporção é uma das melhores agências do mundo (e uma ótima casa também). Valeu LOWE. 

lowe_logo.jpg

8 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Faltou falar do CoinMan (gloriosos vídeos com o slogan “get a girlfriend”) disponível no YouTube

  2. Putz, você tem razão, Yaya…
    O CoinMan é bem engraçado, oportunista e viral que só ele. Pra quem ficou curioso: http://www.youtube.com/watch?v=jy7pY2EvQak

    Agora, você viu a continuação? CoinMan Got a Girlfriend!! Demais: http://www.youtube.com/watch?v=jwrmvl81RiA

    Axe merecia uns 100 posts se fosse pra falar de tudo oque já fez de bão por aí… quem sabe num próximo!!

  3. Parabéns por ter passado na JWT meu velho..
    cê merece…
    eu ia tentar mas fiquei doente(decama) na semana que saiu o que tinha q fazer .. aff fiquei ateh dia 14 …
    SOrte lah..
    Abracos

  4. Muito bom o seu blog, de todos os do replaced.
    Continue postando!

    Abraços

  5. More,
    gostei do post… adorei o videozinho… vou te dar um daqueles trocinhos e ver quantas meninas dão em cima de vc… daí eu soco todas elas!!! hahaha
    te amo, meu pp mais lindo!!!
    beijos

  6. Não foi a AXE que inventou aquele aparelhino não!

    Mundo limitado o seu heim!?

  7. Maluko, não foi a AXE q inventou aquele aparelhinho não. E o video não funciona pow.

  8. Com efeito, razão assiste s publicidades axe, vi muitas extravagantes no jornal mundial: http://www.jornalmundial.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: