“Inspiração” I

novembro 29, 2006 às 3:59 am | Publicado em Ad, Inspiring | 4 Comentários

Hoje estou inaugurando mais uma seção aqui no AdWebFreak. Ela trata de “inspirações”, um tema muito recorrente para nós. E inspirações com aspas mesmo, porque aqui vamos falar daquelas clássicas chupadas que tanto constrangimento causam para quem as faz e para os publicitários num geral. Mas justiça seja feita, nem sempre é assim. Muitas vezes o que uma marca faz é parodiar a outra ou, o que é mais normal ainda, tirar algumas referências importantes.

Vamos falar de todos esses casos ao longo das edições dessa nova seção de posts, mas por hora, vamos começar com uma que foi uma das mais surpreendentes das últimas semanas. Balls, da Sony Bravia foi chupado de um quadro de David Letterman do começo da década de 90. Nem acreditei quando eu vi, mas depois que assisti aos dois filmes ficou bem clara a “inspiração”.

E já que estamos falando de Balls, é bacana lembrar algumas chupadas que ele levou, na forma de paródias. O mais famoso foi a marca de suco Tango, que fez um anúncio de oportunidade fazendo rolar frutas pelas ruas com a mesma edição, mesma música… o grande diferencial é que como eles assumiram ser uma paródia, o bom humor rolou solto.

Outra paródia muito divertida é a do vibrador Sphere Myla, que também não quis perder a oportunidade de chupar a Sony. A música não é igual, mas as cenas das bolas caindo e o slogan não deixam dúvidas da “inspiração”.

Só que aí, de tanta chupada que o Bravia tomou, tudo o que aparece com forma de bolas em qualquer filme a galera já começa a apontar o dedão e falçar que trata-se de outra chupada. É o caso de dois filmes nacionais, e mais ainda, duas cervejas nacionais concorrentes: a Sol, em que bolas de frustração saem da cabeça das pessoas e a Skol Lemon, que mostra uma cena com zilhões de limões vindo juntos para cima da fábrica da cerveja, como se fora uma avalanche. Vejam os dois.

Eu não acho que nenhuma das duas foi chupada. As vezes rola uma perseguição injustificada para qualquer um que utiliza elementos de um filme de muita repercussão. Acredito que esse seja um caso típico. E vocês, o que acham?

O original pra quem não conhece…

UPDATE: outra campanha que se “inspira” em Balls. Só que dessa vez a chupinhada é dupla: a estética é de Balls, mas a trilha é de AXE.

4 Comentários »

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  1. “inspiração” é uma coisa muito comum na propaganda… tem até um site dedicado a isso:
    http://coloribus.com/admirror/

    ps: acho que já escrevi o que vou dizer num comentário que fiz no cafeina (blog.lowebrasil.com.br)… Isso em parte pode realmente ser “inspiração”, mas também pode ser um outro problema que batisei do “comoditizão” dos briefings e dos clientes… hoje todos querem ser emocionais e blablabla… perigoso e parte da culpa é de planejadores…

  2. eu concordo em partes… acho que há mesmo isso de comoditização.
    só que eu acho que o problema as vezes não é nem querer ser emocional. o galho é que muitas marcas acabam ocupando o mesmo território por falta de criatividade mesmo (aí sim dos planners).
    só que essas chupadas para mim são muito mais um problema execucional do que estratégico. não acho que seja muito problema de brief não…

    bjs

  3. Eu acho que Skol Lemon foi total chupada!!!

  4. […] poderia relembrar Balls de Sony Bravia também, mas já cansei de falar nele. Em vez disso, vou falar um filme nacional, porque aqui -apesar do pouco valor que nos damos- tem […]


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