Coca Cola Zero

janeiro 16, 2007 às 2:55 pm | Publicado em Sem categoria | 2 Comentários

Confesso que essa não é uma das campanhas mais geniais que vi na minha vida e nem a que mais impressionou nas execuções. No entanto, ela é super redondinha e acho que merece ser comentada especialmente por dois motivos: a idéia estratégica e o trabalho de mídia. Sim, senhores, pasmem: uma campanha que é mais bacana nos outros setores da agência do que no panteão criativo cercado por piercings, tatoos e macs.

A campanha a que me refiro é lançamento que a Coca Cola está fazendo na Argentina: Coca Cola Zero, uma bebida que, segundo eles, tem todo o sabor da original, mas com zero de açucar.

coca_zero_4325215.jpg

E foi partindo exatamente disso que a Ogilvy portenha criou todo o conceito da sua campanha: “La Coca Cola que no esperabas”. Desde então, tudo o que foi criado teve foco em coisas inusitadas e surpreendentes que poderiam ser ligadas à marca. Para tal, eles usaram a internet como meio de convergência, criando um hotsite que tinha como conteúdo um ringtone, links para páginas “inesperadas”, uns joguinhos bobos e 4 virais, que acabaram servindo de canal para pedir a contribuição do consumidor. A idéia era convidá-lo a contar histórias inesperadas por meio de vídeos na página da Coca Cola Zero no Youtube.

Como eu disse no início, não tem nada aqui de muito sensacional e o conteúdo que eles ofereceram nem é dos mais empolgantes. Só que a minha questão é: quantas campanhas você vê por aqui que conseguem ter um conceito sólido e um trabalho de mídia que dá unidade e convergência para uma campanha? Quantas campanhas conseguem pedir a colaboração dos consumidores e fazer com que eles interajam de um jeito minimamente legal com a marca?

É, senhores, infelizmente eu também vejo muito poucas, muito menos do que eu gostaria. E o pior é que o pessoal daqui sabe que essas coisas são bacanas e tem muita criatividade para fazê-las. Por que será que não fazem? Será que o problema é na agência, no cliente, é comodidade, inérica, preguiça, politicagens (que eu como mero estagiário desconheço)… sei lá!!

Enfim, quem tiver uma opinião aí, por favor, me ajude a entender! Porque sozinho eu já tentei, mas confesso que não saio do lugar…

UPDATE: e para me revoltar de vez, acabei de ler aqui que a campanha vem para o Brasil também, mas só com um filme traduzido da argentina pela Mcann… é o fim da picada mesmo!!

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. pelo menos a embalagem daqui é melhor…

    http://www.cocacola.com.br/zero/pt-br/home/index.jsp

  2. como que eu faço pra ser garoto propaganda da coca zero pois eu so tomo coca zero e a melhor coca entre em contato por favor
    Abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: