Verdade nº 23: Muita gente ainda não entendeu a Web 2.0

março 2, 2007 às 2:13 pm | Publicado em Web | 5 Comentários

Nessa semana, a Almap BBDO e a VW lançaram a nova camapnha do Gol, concebida toda em cima dos famosos Chuck Norris Facts, sob a assinatura “Use sem dó”.

37.jpg

Apesar de eu não achar muito verdadeiro comparar um simples golzinho ao poderosíssimo Chuck Norris, acho que a idéia foi legal por dois motivos. O primeiro é que os Chuck Norris Facts foram uma baita febre. Certamente você já esteve numa rodinha de amigos em que se contavam verdades sobre o Chuck e a risada comia solta. O segundo motivo é que essa idéia dá brecha para uma série de pontos de contato legais, especialmente na internet. Fiquei imaginando uma série de viagens que eles poderiam fazer para engrossar o caldo da comunicação convencional.

Então, fui atrás do site da campanha para ver que maluquices eles tinham aprontado por lá. E, na verdade, descobri que o site é bem simples. Ele é bacsicamente uma lista de facts que dá a possibilidade de você indicá-las para algum amigo. Além disso, ele mostra o print e o vídeo da campanha, fora uns dois videozinhos animados ilustrando dois facts. Até aí, um site tão comum como qualquer outro, que nem valeria um comentário maior.

No entanto, teve algo que me chamou muita atenção: o site dá a possiilidade de você criar a sua verdade. Pensei comigo “Bom, isso é bacana. Vou mandar uma verdade, os caras vão publicar e quem sabe eles até ilustrem a minha com um daqueles videozinho animados. Seria tesão!”. Só que isso é bem mais difícil do que me pareceu em pensamoento. Para ser credenciado a mandar uma verdade, você precisa se cadastrar com se nome e e-mail. Daí, os caras vão te responder dando aval para você mandar a sua verdade. Só para vocês sentirem a velocidade da coisa, fiz isso segunda-feira e não recebi e-mail nenhum ainda. Resultado: fiquei decepcionado com o fato de ter sido podado. Eu queria colaborar e não pude. Deu aquela puta brochada chata.

gol.jpg

Isso me faz pensar sobre o nível e entendimento ou de aceitação que os grandes anunciantes tiveram sobre conceitos de colaboração que a dita Web 2.0 nos disponibiliza. Deu para perceber que eles quiseram usar a colaboração dos consumidores, mas não tiveram coragem de fazer isso de forma totalmente aberta e sem censura, como manda o figurino de uma ação tesão na internet hoje. Não sei se eles ficaram assustados com o que aconteceu com o Chevy Tahoe ou qualquer outra coisa desse tipo. O fato é que do jeito que está, ficou chato demais. Ficou na contramão do bom uso da internet hoje. [Fora que covardia não combina nem um pouco com Chuck Norris :D]

O exemplo do Gol é só um dentro de uma série de maus usos das novas práticas de comunicação na internet. Outros exemplos bons disso são alguns blogs corporativos que a gente vê por aí. Dá até vergonha de ver como eles usam mal uma ferramenta que poderia servir para a empresa ser um pouco mais transparente e próxima dos consumidores. Ou os posts são vendendo coisas para as pessoas, ou falando bem de si próprios. E quando rola crítica, dá-lhe censura!

Com o pé tão atrás desse jeito vai ficar bem complicado alguém se dar bem e fazer sucesso de verdade na internet. Nem Chuck Norris.

Recomendo esse post se vocês quiserem ver uma bela seleção dos originais e legítimos Chuck Norris Facts e dar um pouco de risada :D

 

 

5 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. WEB 2.0 é um assunto polêmico pra propaganda e comunicacnao em geral! pois como restringir ípetos destrutivos sem perder a graça??? não sei como fazer um filtro mas que restrições me parecem nescessárias, me parecem… e vc quanto a isso o que acha? até que ponto vale restringir ou vc acha que pra entrar nesse jogo tem que ser escancarado e correr os riscos???

  2. chuck norris dá um pau no gol!!!!

    hahahahahah

  3. Valeu por dedicar um espaço em seu blog ao site sobre o Gol.
    Colocamos o site no ar na segunda-feira, mas tivemos alguns problemas com o servidor.
    Pode ser que a verdade que você enviou não tenha chegado.
    Se tiver um tempinho, é só mandar de novo sua verdade que a gente publica.
    Infelizmente, o site precisa ser moderado. Como você tem uma marca grande como a VW por trás, precisa evitar que concorrentes usem o espaço para denegrir gratuitamente a imagem da marca e, principalmente, evitar que algumas pessoas usem o espaço de forma negativa, citando nomes de terceiros, fazendo apologias a práticas ilegais, etc.
    De maneira geral, o retorno que temos recebido com relação à campanha e ao site tem sido bastante positivo. A idéia por aqui é continuar melhorando o site e preparar mais novidades para vocês. Pode esperar que vem mais coisa por aí.

  4. Então, Bazán. Eu acho isso sim. Acho que se for para usar colaboração, tem que ter saco meio roxo para guentar críticas. Aliás, acho que em certa medida, elas até ajudam a repercutir a ação e dar mais visibilidade para a campanha.
    Eu adorei essa campanha do Gol e concordo com o Moacyr que um anunciante como a VW tem que tomar certos tipos de cuidados. Mas acho também que tem alguma diferença entre filtrar, restringindo algumas coisas indevidas e burocratizar um processo de colaboração, o que, certamente, é um balde de água fria na cabeça de qualquer consumidor simpático pela marca ou pela campanha.

  5. Um gol com um monte de tralha em cima do teto. Só pode ser piada. Seria legal um monte de gente começar a enfiar processo de propaganda enganosa em cima pro pessoal começar a fazer algo de acordo com as características reais do produto… anunciar um Gol como se fosse um Defender é fod*.


Deixar mensagem para renata1484 Cancelar resposta

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.