Música para os meus ouvidos

dezembro 8, 2006 às 4:09 am | Publicado em Ad | 9 Comentários

Música é uma das minhas maiores paixões na vida. Mas não qualquer música, porque costumo ser bastante crítico com relação ao que não gosto. Não sou muito afeito ao jeito eclético de ser. Correndo o risco de ser um pouco radical, acho que quem gosta muito de tudo acaba não gostando de nada e nem tendo uma opinião bem definida (se é que isso é importante em se tratando de gostos).

Esse gosto todo especial por música acabou se refletindo também na miha profissão e hoje decidi escrever sobre filmes publicitários que são inesquecíveis pela sua música. Quando vejo isso numa execução fico deslumbrado porque acho sensacional que um filme se resolva simplesmente com sua trilha e que tenha nela seu maior ponto de sustentação em detrimento à redação por exemplo.

Um bom exemplo disso é o filme de AXE, vencedor de Cannes em 2004, que usa a clássica Somewhere Over the Rainbow como trilha de suporte para um casal a procura de suas roupas depois de uma noite de aventuras. Como se não bastasse a bela direção de arte do filme, ele ainda vem com uma assinatura destruidora, que funde com grande harmonia racional e emocional: “Because You Never Know When”.

O outro filme que eu quero mostrar aqui também é vencedora de Cannes e também em 2004. Só que o tipo de uso que ele faz da música é completamente diferente. Hate Something (ou como quer que seja o nome oficial disso) de Honda usa sua trilha como se fora um manifesto de seu novo produto. O filme segue a divertida linha das animações e defende o argumento que odiar as coisas as vezes é bom porque assim você sente uma vontade enorme de mudar as coisas e fazê-las melhor, assim como a Honda com seu motor a Disel.

Eu poderia relembrar Balls de Sony Bravia também, mas já cansei de falar nele. Em vez disso, vou falar um filme nacional, porque aqui -apesar do pouco valor que nos damos- tem muita coisa boa também. O melhor exemplo relativamente recente que consegui lembrar foi o vencedor lançamento do FOX da Volks, que usou uma estilização do refrão de Isso Aqui Tá Bom Demais de Dominguinhos para transmitir a sua mensagem “Compacto pra quem vê, gigante pra quem anda”. Claro que o filme conta com um grande trabalho de edição e direção de arte, mas a música é mais do que essencial para carregar a mensagem com todo o significado que ela tem.

Como eu já disse, acho esse assunto fascinante e gostaria de fazer um tipo de coletânea ou arquivo com o máximo desses exemplos que eu conseguisse. Alguém me ajuda?

Valeu por sempre me inspirar Rê!

9 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Você podia ter citado umas antigonas.
    Tem uma da Pepsi (depois me pede o jingle que eu tenho em mp3) que é tão clássica e tão “pra frente, Brasil” que finalmente me fez entender uma ou outra frase do Engenheiros do Hawaii:

    “A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes”

    É, meu caro, “o pop não poupa ninguém” hahahaha

    Abraços

  2. 1. Vc falou que é radical com estilo de música mas não falou que estilo é. Conta aí.

    2. Eu tendo a gostar mais de comerciais com música “de verdade” do que com jingles. Quando faço algum vídeo aqui no trabalho, procuro colocar isso em prática também:

    – Um exemplo (nacional, com música gringa) é Carlinhos, da DM9 (acho que a música é “Fake Plastic Trees”, mas posso ter errado grandão).

    – Tem também toda a série da W/ para Rider — virou CD e hit, apesar de ter ficado no passado.

    – Virgin “Exercise your music muscle”.

    Pra começar…

  3. Mais um pensamento sobre a minha opinião — meio óbvo, mas muitas vezes desvalorizado. Música legal fica melhor do que jingle em comercial pq… música legal é mais legal do que jingle. E quando o jingle ou a trilha é muito legal, vira música legal.

    Ou seja: se todo mundo tivesse o drive de fazer comercial com música legal — seja, música, trilha ou jingle — acho que acertaria-se mais.

    Mais exemplos:

    – Nike, com aquele remix do ELvis (foi lançado antes do CD no comercial — pra vc ver as conexões treta dos caras).

    – Nike tem outro, antigão, com um som do John Lennon carreira solo. Bem bacana.

    – E mais um da Nike, que não é música: um ensaio/afinação de orquestra com cenas de atletas se aquecendo.

    – Zilhões de coisas da Apple para iPod.

  4. Bom, como a idéia do post foi minha… hehehehe
    tudo começou qdo eu comentei que a coisa que eu mais gosto no comercial é a trilha sonora dele… isso vale pra filme também, acho que por isso o meu favorito é Moulin Rouge…
    Um anúncio legal é o do mercado livre, tão simples e com uma música que gruda na cabeça… ou então a nova do submarino (que vc não colocou no post) que a música é fantástica (pena que é em inglês e nem todo mundo entende)… aliás, ao meu ver, a música salvou o comercial, que não é dos mais legais…
    enfim….

    beijão pra vc

    ps: respondendo questõs acima: o Fê é todo MPB… desde Noel Rosa até Seu Jorge… passando, é claro, por Chico… eita nóis… hihihihi

  5. por falar em seu jorge… Eterna busca é o meu hit do momento (SAGATIBA)

    e tem o Funk como le gusta com , “vem… vem kaiser vem…”

  6. Po gostei mto do post …tipo vc comentou sobre a musica do comercial do portal de compras submarino,então eu estou maluco atrás dessa musica,queria saber se tem como vc me falar o nome desse som …vlw

  7. Então, Lucas, quem falou da trilha do Submarino foi a Renata aí no comment acima e não eu… dá uma perguntadinha pra ela que você descobre!!

    abração

  8. Ohhh blz cara …Mas mesmu assim vlw heim !!!
    Renata por favor , será q vc poderia me dizer o nome da musica ou me passar algum link, da musica do submarino ?!?! estou pirandu ja de tantu correr atras dessa musica ..abraços !
    ps:A Renata tem algum website ?

  9. Muito bom esse seu blog.
    Eu gostaria de saber se vc sabe o nome da musica q está no comercial da ABBR, é um comercial de uns caras na cadeira de rodas jogando basquete?!
    Desde de já agradeço a atenção.


Deixar mensagem para DDT Cancelar resposta

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.